CONSTRUÇÃO CIVIL I


Na locação da obra transferimos a planta baixa do projeto da edificação para o terreno: recuos, afastamentos, alicerces, paredes, aberturas, etc. Nessa fase de execução da locação da obra deve-se adotar o maior rigor possível já que a locação é o ponto de partida da obra e definirá todo o controle geométrico da edificação. Sintetizando, o que marcar quando se faz a locação?




  • Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
  • Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
  • Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
  • Eixos ortogonais de referência;Posição central das estacas;Eixos de vigas baldrames; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).
  • Eixos ortogonais de referência; Eixos de vigas baldrames; Centro geométrico e faces dos blocos; Eixos de paredes/pilares; Esquadro = 20 mm no lado da hipotenusa do triângulo reto (3, 4 e 5m).