LÍNGUA PORTUGUESA


Leia a charge: FONTE: EAD Uniube No trecho “Público é uma palavra proparoxítona.” Se retirarmos o acento da palavra “Público” o que acontece? Marque a alternativa correta:    




  • Muda a classe gramatical, PÚ - BLI - CO  é um substantivo masculino e coletivo, porque representa uma coletividade; e PU – BLI – CO é um verbo de primeira conjugação – PUBLICAR, conjugado na primeira pessoa do singular, Presente do Subjuntivo (EU PUBLICO).            
  • Muda a classe gramatical, uma vez que a palavra PÚ - BLI - CO , dependendo da posição que ocupa na frase, pode ser um substantivo ou um adjetivo ; e PU – BLI – CO será sempre um verbo. O sentido permanece o mesmo, significando tudo o que é "do povo", "da sociedade", "da população em geral".
  • Muda apenas a sílaba tônica, o sentido permanece o mesmo. Quanto à sílaba tônica, a palavra PÚ - BLI - CO é uma proparoxítona, já a palavra PU – BLI – CO  é uma paroxítona, ou seja, o acento tem que ser retirado, porque não existe regra de acentuação para paroxítona terminada em (O).
  • Muda a classe gramatical, a sílaba tônica e o sentido. PÚ - BLI - CO  é uma proparaxítona e, dependendo da posição que ocupa na frase, pode ser um substantivo(sentido de "plateia") ou um adjetivo(sentido de "do povo"); já a palavra PU – BLI – CO é uma paroxítona, um verbo (sentido de "publicar - divulgar").     
  • Muda só a classe gramatical, pois  PÚ - BLI - CO é um substantivo e, ao retirar o acento da palavra, muda a classe gramatical para adjetivo. A sílaba tônica não muda nada, porque o personagem da charge não conhece as regras de acentuação gráfica: PÚ - BLI - CO (proparoxítona) e PU – BLI – CO (paroxítona).