LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


A leitura crítica, reflexiva demonstra claramente como o sujeito leitor compreende a realidade, os diferentes pontos de vista e os interpreta.   A proposta desta questão é refletir sobre as opiniões de diferentes cidadãos a respeito da Lei de Cotas.  Essa lei nº12.711/2012 garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas universidades federais e nos institutos federais, desde que sejam oriundos integralmente do ensino médio público.   Disponível em: .Acessoem: 12 fev. 2020.   Os depoimentos a seguir apresentam diferentes opiniões de estudantes e acadêmicos sobre o sistema de cotas nas universidades brasileiras. Leia-os e depois responda à questão proposta.   I. “Acho que não deveria existir esse tipo de cota. Mas, como teremos, acho que não precisava ser uma porcentagem tão grande de cotistas aprovados”. JENIFFER KIM, 18 ANOS, Vestibulanda de ciências biológicas, formada em escola particular Disponível em:. Acesso em: 22 jan. 2020.   II. “A cota não é uma forma de democratizar o ensino. O pessoal vai entrar na faculdade com uma defasagem. Sou contra as cotas raciais porque não acredito que dessa forma a dívida que a sociedade acha que tem com os negros e indígenas será paga”. SÍLVIO LUIZ CESÁRIO FILHO, 18 ANOS, Vestibulando de direito, formado em escola pública Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.   III. “Provavelmente foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos 20 anos no Brasil. Sou a favor das cotas por princípio, porque existe uma cota implícita na sociedade brasileira destinada a quem tem pele branca e nasce com dinheiro. Mas o sistema deve ter data para ser gradativamente substituído por outras medidas”. MUNIZ SODRÉ, Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ Disponível em:. Acesso em: 22 jan. 2020.   IV. “Sou favorável às cotas. Mas, em primeiro lugar, sou favorável a uma educação básica de qualidade. O sistema de cotas é um jeitinho que a gente está dando para mudar a cor da elite brasileira enquanto não se faz uma escola de igual qualidade para pobres e ricos”. CRISTOVAM BUARQUE, Senador e ex-ministro da Educação Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.   V. O sistema de cotas viola princípios básicos da Constituição, como o de que todos são iguais perante a lei. Trata-se de uma tentativa de remediar, mas reforça a concepção de raça. O abandono do princípio do mérito é ruim”. JOSÉ GOLDEMBERG, Pesquisador e ex-reitor da USP Disponível em:. Acesso em: 22 jan. 2020.   VI. “O sistema de cotas é uma fundamental ação de combate à desigualdade de uma sociedade. Mas temos que pensar o sistema com período finito. Tem que acabar porque tem caráter emergencial, mas tem que ser acompanhado de ações como a melhoria da escola básica”. CÂNDIDO GRZYBOWSKI, Diretor do Ibase Disponível em: . Acesso em: 22 jan. 2020.     Em relação às opiniões sobre as cotas nas universidades brasileiras expressas nos textos, assinale a opção correta.




  • Em todos os textos os autores se posicionam contra as cotas étnicas ou sociais nas universidades brasileiras.
  • Em todas os textos os autores se posicionam a favor das cotas étnicas ou sociais nas universidades brasileiras.
  • No texto II, seu autor é a favor das cotas, apoiado no argumento de que elas amenizam a desigualdade no país; já nos textos IV e VI, seus autores não consideram as cotas adequadas, necessárias e justas.
  • No texto V, o autor se posiciona contrariamente às cotas porque acredita que essa medida reforça o preconceito racial.
  • Nos textos III e V, ambos os autores se posicionam contrariamente às cotas porque acreditam que essa medida reforça o preconceito racial.