As relações de autoridade ou autoritárias fazem parte da prática pedagógica e das relações estabelecidas entre alunos e professores. Tendo como base os estudos realizados e as características desses dois valores, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
(1) Relações de autoridade
(A) A principal característica é obedecer, não por acreditar, mas porque são obrigados, não têm escolha. Obedecem, mas não respeitam.
(2) Relações autoritárias
(B) É decorrente de uma posição hierárquica imposta e amparada legalmente.
(C) Esse tipo de poder cria um clima emocional que pode gerar sentimentos de hostilidade, ressentimento, inferioridade e passividade nos alunos.
(D) A principal característica desse valor é a construção das relações e o professor demonstra competência e liderança.
(E) Esse tipo de relação tem duplo valor na educação: ensinar o aluno a se normatizar e levá-lo a usar a sua liberdade
(F) As relações estabelecidas pautadas nesse valor são relações baseadas no respeito mútuo, na obediência voluntária, na reciprocidade, na cooperação.
A associação CORRETA é: