PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Segundo Emanuel (2017), na perspectiva de Wallon, “as propostas educacionais deveriam ser conduzidas de maneira que toda aptidão pudesse ser orientada, cultivada segundo sua natureza, de forma que o ensino recebido fosse uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que poderia oferecer-se mais tarde. [...] atribuiu à escola, como função primordial, dar acesso à cultura visando o cultivo das aptidões, pois só podem exercer as disposições que constituem o homem completo – compreender, ponderar e escolher – aqueles aos quais for dado a conhecer a cultura de seu tempo.“ (EMANUEL, p. 134, 2017). Assim, para esse autor, o papel do educador é:




  • sobretudo, de um observador da aprendizagem, especialmente da aprendizagem dos aspectos relacionados a cognição: atenção, memória e pensamento.
  • sobretudo, de um observador que cria oportunidade e situação para que a criança se desenvolva integralmente: intelectual, afetiva, física e socialmente.
  • sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos cognitivos: atenção e memória.
  • sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos relacionados a motricidade. 
  • sobretudo, de um promotor da aprendizagem, especificamente, dos aspectos relacionados a motricidade: movimento, predominância lateral e esquema corporal