Sobre as implicações positivas ou negativas da teoria comportamentalista para o processo ensino-aprendizagem, Coutinho e Moreira, citado por ZAFRA & VIEIRA, 2017), destacam:
as teorias que explicam a aprendizagem, por meio do condicionamento refletem uma concepção empirista do desenvolvimento e aprendizagem humanos, uma vez que seu pressuposto básico é o de que forças externas ao indivíduo são os determinantes principais de seu comportamento. Dentro de tal visão, o indivíduo é sempre paciente de um processo que ocorre, na maioria das vezes, à revelia de sua vontade”. (p. 249, 2017).
As autoras sinalizam, também, alguns pressupostos básicos dessa teoria para educação:
I – com base nessa teoria, podemos considerar que o ambiente é o fator fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento do homem, o determinismo ambiental;
II – com base nessa teoria, podemos considerar que a aprendizagem provém da relação estímulo-resposta e dos efeitos das ações praticadas, tendo como objetivo a aquisição ou a modificação dos comportamentos.
III – com base nessa teoria, podemos considerar que o fator biológico é fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento humano, o determinismo biológico;
IV – com base nessa teoria, podemos considerar que o ensino resulta da arrumação e planejamento de reforços, positivos ou negativos, nos quais o aluno é levado a adquirir ou modificar um comportamento.
Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em: