As vitaminas e sais minerais mais importantes estão nas hortaliças, nos grãos, nos cereais, nas nozes, no leite e nas carnes. Elas auxiliam todas as funções do corpo. No Brasil, as deficiências mais importantes na população, em geral, são de vitamina A, B1 e ferro.
A vitamina A pode ser encontrada nos vegetais amarelos, como abóbora e cenoura, e frutas amarelo-alaranjadas, como manga, pêssego e mamão. A falta desse tipo de vitamina pode trazer problemas de visão.
A vitamina B1 pode ser encontrada nos cereais integrais, como aveia, na carne de porco magra e nos ovos. A carência de vitamina B1 traz problemas cardiovasculares e neurológicos.
O ferro é encontrado principalmente nas folhas verde escuras como agrião, couve, leguminosas e nos feijões. A carência resulta no cansaço e na dificuldade de raciocínio.
Portanto, priorizar a alimentação saudável, de forma a não recorrer a polivitamínicos para a absorção de nutrientes, é a maneira mais eficaz para sua saúde.
Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/08/vitaminas-ou-suplementos-so-devem-ser-administrados-com-orientacao.html.> (adaptado). Acesso em: 31 de Jan. 2020.
A ideia central do texto é demonstrar que:
a vitamina A é a mais importante para o organismo.
somente pelo consumo de polivitamínicos é possível ter equilíbrio hormonal.
o consumo de alimentos industrializados vem substituindo a alimentação saudável.
a ingestão de alimentos como hortaliças, grãos e cereais é a forma mais saudável para a saúde.
é imprescindível o consumo de vitamina D, principalmente no inverno.