A partir dos seus estudos, você pode observar que um relato de experiência trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio formador (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa analisar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática profissional, indicando os aspectos positivos e as dificuldades identificadas na organização e no desenvolvimento do trabalho, os resultados e outros elementos que julgar pertinentes.
O relato de experiência, de forma geral, deverá conter informações sobre a ação que foi realizada, conforme informações do planejamento e resultados alcançados, fazendo a relação entre teoria e prática, conhecimentos desenvolvidos no curso e aplicados na prática.
Nesse sentido, em um ambiente profissional, um relato de experiência deve, por princípio básico, descrever e narrar os fatos como eles realmente aconteceram, pois a descrição mostra, ao leitor, características de pessoas, lugares, ambientes etc. Esses elementos fundamentais do processo descritivo, então, auxiliam, por exemplo, na tomada de uma decisão, de uma opinião e, até mesmo, de um julgamento.
A partir do exposto e do que foi estudado por você, avalie as afirmativas que seguem.
I. No relato de experiência, é necessária a apresentação, mesmo que de forma breve de como aconteceu a atividade (ou as atividades), a explicação que motivou o relato, o objetivo e a finalidade da produção desse gênero.
II. No relato de experiência, é necessário apresentar um conjunto de dados pertinentes ao tema selecionado para produção do texto.
III. No relato de experiência, não é obrigatória a apresentação de ações que envolvem passagem do tempo, ou seja, não é necessária a demarcação temporal dos fatos.
IV. Obrigatoriamente, no relato de experiência devemos apresentar um ponto alto (ou clímax) para que o leitor se envolva e continue a ler o que foi escrito.
Assinale a opção correta.