CONTROLADORIA


A base conceitual aplicada na mensuração dos eventos econômicos no modelo GECON reveste-se de fundamental importância para que se espelhe o verdadeiro valor econômico do patrimônio, dos resultados das atividades e do resultado global da empresa, indo ao encontro dos reclamos e exigências informativas da área de controladoria.  Assim este modelo reconhece todas as alternativas, exceto:




  • Desconhece o aspecto econômico de que a riqueza de uma empresa aumenta ou diminui à medida que o mercado atribui maior ou menor valor para os ativos que ela possui.
  • Reconhece em cada atividade o aspecto operacional, o aspecto econômico e o aspecto financeiro, apurando margens de contribuição e resultados econômicos através da mensuração dos produtos e recursos pelos seus valores à vista.
  • Apura margens de contribuição e resultados financeiros das atividades, através da mensuração do custo do dinheiro no tempo, relativo aos prazos de recebimento, de pagamento, de estocagem e das imobilizações dos recursos.
  • Ao identificar, mensurar e reportar resultados das atividades das diversas unidades administrativas, transforma o tradicional "centro de custos" em "centro de resultados" ou em área de responsabilidade.
  • A riqueza da empresa aumenta pela agregação de valor proporcionado pelo processo de transformação de insumos em produtos e serviços nas diversas atividades.