HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Leia, com atenção, os textos que seguem.
Â
Texto I
A ação joanina na educação escolar acompanha a tendência geral apontada pela história da educação dos séculos XVIII e XIX [...] ao manter as seguintes caracterÃsticas da reforma de 1759-1772: a estatização, no sentido de concentrar o controle da educação escolar em nÃveis secundário e superior nas mãos do Estado, e pragmatismo, no sentido de oferecer conhecimento cientÃfico utilitário e profissional, em instituições de ensino avulsas, isoladas, segundo o modelo ilustrado (HILSDORF, 2007, p. 34).
Â
Texto II
O Brasil não é lugar de literatura [...] Na verdade, sua total ausência é marcada pela proibição geral dos livros e a falta dos mais elementares meios pelos quais seus habitantes possam tomar conhecimento do mundo e do que se passa nele (HENDERSON apud GOMES, 2007, p. 238).
Â
Partindo da leitura dos textos acima, julgue as afirmativas a seguir, indicando V para as que forem verdadeiras e F paras que forem falsas.
Â
( ) A manutenção do modelo pombalino das aulas régias durante o perÃodo joanino apresentou-se suficiente para o atendimento e formação intelectual da população na colônia.
( ) A criação de escolas superiores atendiam a uma necessidade imediata: formar oficiais do exército e da marinha para a defesa da colônia, além de militares, médicos e outros.
( ) A operação das mudanças culturais na colônia, por obra de D. João VI, privilegiou a qualificação da educação em todos os nÃveis de ensino (elementar, secundário e superior).
( ) A valorização no ensino superior, em especial do secundário e do superior, contribuÃa com a manutenção dos privilégios da elite.
( ) A ausência do acesso à leitura fazia com que a população, predominantemente rural, continuasse mergulhada na ignorância, perpetuando a manutenção dos privilégios da monarquia e do modelo de dominação social.
Â
Assinale a sequência CORRETA.
- F, V, F, F, V.
- V, V, F, F, V.
- F, V, F, V, V.
- V, F, V, F, F.
- F, F, V, F, F.