Entre os procedimentos de leitura tem-se: ler para analisar, momento em que são identificados os tipos de argumentação usados no texto.
Em recente artigo, Rogério Gentile reflete sobre a decepção brasileira com os Jogos Olímpicos de Londres e as soluções apontadas para superar seu fraco desempenho. Leia parte do texto do autor e considere o fragmento destacado em negrito.
[...] considerando a fragilidade do ensino brasileiro, será mesmo que descobrir atletas deve ser uma prioridade das nossas escolas? Um país que não consegue ensinar português e matemática adequadamente aos seus alunos deve realmente se preocupar em achar talentos olímpicos?Dados como os divulgados anteontem pelo MEC sobre o grau de conhecimento dos nossos estudantes são inconcebíveis, muito mais do que os resultados esportivos. A nota do estudante do ensino médio é de apenas 3,7, para se ter uma ideia.Se até 2016 o Brasil conseguir melhorar significativamente os indicadores educacionais, aí sim teremos algum motivo para comemorar.
Fonte Texto adaptado de GENTILE, Rogério. Jamaica ou Finlândia? Folha de São Paulo Online. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/rogeriogentile/?cmpid=menulate>. Acesso em: 16 set. 2014.
Para fundamentar seu ponto de vista, o autor usa um argumento predominantemente baseado: