ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Os artrópodos surgem no registro fóssil durante o Cambriano, junto com muitos outros grupos de invertebrados. Segundo Barnes e Ruppert (1996, p.593) poderíamos esperar que:

 

os artrópodes primitivos exibissem um alto grau de segmentação, ou seja, que tivessem um corpo composto de muitos segmentos portando apêndices semelhantes. Um dos grupos mais comuns de artrópodes fósseis de fato apresenta um plano corporal dessa forma. É o subfilo Trilobita. Os trilobitas já foram abundantes e largamente distribuídos nos mares paleozoicos. Alcançaram o seu pico de distribuição e abundância durante os períodos Cambriano e Ordoviciano e desapareceram no final da era Paleozoica.

 

Os insetos alimentam-se de todos os tipos e partes de plantas - raízes, caules ou folhas, sucos ou flores, sementes ou frutos; e muitos que visitam flores auxiliam na polinização. Outros utilizam os tecidos, líquidos e excreções de animais, e os insetos necrófagos consomem plantas e animais mortos.

 

De acordo com o desenvolvimento, os insetos são classificados em: ametábolos, hemimetábolos e holometábolos. São exemplos de cada tipo, respectivamente: 




  • traça de livro, gafanhoto e borboleta. 

  • traça de livro, mosca e gafanhoto.

  • formiga, cigarra e abelha.

  • borboleta, gafanhoto e mosca.

  • gafanhoto, barata e traça de livro.