ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Os fatores ecológicos bióticos, químicos e físicos podem exercer influência na distribuição dos seres vivos pelo planeta, na medida em que podem alterar as condições do meio em que um organismo vive.

 

A respeito dos elementos ambientais e sua influência na distribuição das espécies, constitui um exemplo da influência de fator de ordem química:




  • A altitude é um fator que pode influenciar o clima de uma região e consequentemente a vegetação que irá se estabelecer em determinados locais. Em regiões montanhosas, por exemplo, no sopé de uma montanha observa-se uma vegetação parecida com toda a região do entorno. Porém, à medida que se sobe a montanha, a vegetação se modificará, devido à variação do clima.

  • Algumas espécies de fungos parasitas podem provocar a dizimação de espécies vegetais de seus locais de origem. Os fungos parasitas podem provocar a morte de plantas adultas, afetar seus frutos ou atacar as sementes, provocando o seu apodrecimento e afetando a germinação.

  • A temperatura é um fator condicionante para o desenvolvimento da cobertura vegetal. Em locais onde as temperaturas são extremamente baixas, como nas regiões polares, por exemplo, a vegetação possui pouquíssima diversidade e normalmente é formada por plantas rasteiras, que se desenvolvem apenas quando o solo não está coberto por gelo.

  • Nas regiões tropicais do globo terrestre, encontram-se as florestas com a maior biodiversidade do planeta. Tal fato pode ser explicado pela grande insolação e umidade que atingem essas regiões durante o ano todo, proporcionando o crescimento de inúmeras espécies vegetais e manutenção da vida animal.

  • A presença de zinco e ferro no solo pode impedir o crescimento de espécies vegetais quando em grandes quantidades; no entanto, esses elementos, quando estão em concentrações ideais, são essenciais para a manutenção da vida, pois são componentes de proteínas.