ESTUDOS GRAMATICAIS


Leia atentamente o trecho a seguir, do livro “Amanda e os Nanorobôs”, de Eliú Quintiliano, e responda ao que é solicitado.

 

“Alyessa, acostumada ao conforto que sempre viveu, lembrava-se da amena temperatura que as paredes frias do castelo proporcionavam ao interior do palácio, aonde morava com sua família, o teto era alto em todos os cômodos do castelo, mesmo que o grande astro azul com todo seu brilho banhasse com seus raios o castelo o dia todo, dentro do castelo sempre era muito fresco, mesmo no auge do verão.”

 

Disponível em: Acesso em 04 set 2017.

 

No texto, a respeito alguns fatos da norma padrão ou língua culta que, frequentemente, geram confusões, dúvidas e os desagradáveis desvios, há um trecho que não está de acordo com a gramática normativa. Analise as afirmativas que seguem.

 

I. No trecho “o teto era alto em todos os cômodos do castelo”, a palavra em destaque está escrita inadequadamente, pois o correto, nesse caso, é auto.

II. No trecho “aonde morava com sua família”, a palavra em destaque está não está empregada corretamente, pois deveria ser onde, indicando o local da moradia.

III. No trecho “dentro do castelo sempre era muito fresco, mesmo no auge do verão”, a palavra destacada, nesse contexto, está com sentido de “maior grau”, “ponto mais intenso”, “clímax”.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:




  • Apenas em III.

  • Em II e III.

  • Apenas em II.

  • Em I e II.

  • Apenas em I.