CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL


Uma das funções do Balanço Financeiro é prestar informação à Administração, servindo de suporte no controle e tomada de decisões. 

A informação pode ser obtida por meio da análise de quocientes, dentre os quais se destaca o Quociente Orçamentário do Resultado Financeiro.

Assinale a alternativa que corresponde ao Quociente Orçamentário do Resultado Financeiro e à sua interpretação.

 




  • É resultante da relação entre o Resultado Financeiro Líquido (Receita Financeira Líquida – Despesa Empenhada) e a Variação do Saldo em Espécie. Esse quociente indica a parcela da variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado financeiro líquido.

  • É resultante da relação entre o Resultado Orçamentário (Receita Orçamentária – Despesa Orçamentária) e a Variação do Saldo em Espécie. Esse quociente indica a parcela da variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado orçamentário.

  • É resultante da relação entre o Resultado Financeiro (Receita Financeira – Despesa Financeira) e a Variação do Saldo em Espécie. Esse quociente indica a parcela da variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado financeiro.

  • É resultante da relação entre o Resultado Extra orçamentário (Receita Extra orçamentária – Restos a Pagar) e a Variação do Saldo em Espécie. Esse quociente indica a variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado Extra orçamentário.

  • É resultante da relação entre o Resultado Extra orçamentário (Receita Extra orçamentária – Despesa Empenhada) e a variação do Saldo em Espécie. Esse quociente indica a variação do saldo do disponível que pode ser explicada pelo resultado Extra orçamentário.