PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


A escola fundamental reveste-se de uma dupla responsabilidade social, segundo Paro (1999, p. 07):

Por um lado, é uma mediação indispensável para a cidadania, ao prover, de modo sistemático e organizado, a educação que atualiza historicamente as novas gerações; por outro, porque não pode dar conta de todo o saber produzido historicamente, ela precisa fazer isso de modo seletivo, priorizando aquilo que é mais relevante para a formação dos cidadãos. Tudo isso empresta uma extrema seriedade àquilo que a escola se propõe a fazer e àquilo que ela de fato faz.

Analise as alternativas a seguir, e identifique aquela que não comunga dessa dupla responsabilidade social que a escola tem:

I- promover a participação da divisão social do trabalho, reforçando a divisão de classes, pois o melhor emprego será do aluno que tiver mais conhecimentos.

II- proporcionar aos indivíduos os elementos culturais importantes e necessários para conviver em sociedade. 

III- proporcionar um mínimo de educação formal como requisito básico para o exercício da cidadania. 

IV- proporcionar a oportunidade de todo cidadão apropriar-se de um mínimo de conteúdos culturais para não ser prejudicado em  desfrutar de tudo o que tem direito.

V- promover um ensino que atenda às necessidades sociais dos indivíduos, oferecendo-lhes igualdade de acesso a informações e conhecimentos. 

A opção identificada é:




  • V

  • II

  • IV

  • I

  • III