CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Segundo Oliveira (1998), as ciências possuem: a) objetivo ou finalidade – a ciência visa estabelecer a distinção das características comuns ou das leis que regem as relações de causa e efeito dos fenômenos; b) função – a principal é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa e c) objeto.

Considerando as informações acima, podemos afirmar que o objeto é subdividido em:




  • factuais: seu critério de verdade é a verificação; desenvolvimento da iniciativa: seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa: seu método é a observação e a experimentação.

  • formais: os objetos das ciências formais, ou aplicadas, são materiais; seu método é a observação e a experimentação e, em segundo lugar, também a indução e seu critério de verdade é a verificação. Os enunciados das ciências factuais são predominantemente de síntese, embora haja, também, enunciados analíticos; e factuais: os objetos das ciências factuais, ou pura, são os ideais. Seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados. Todos os seus enunciados são analíticos, isto é, deduzidos de postulados ou teoremas.

  • formais: os objetos das ciências formais, ou pura, são os ideais; desenvolvimento da iniciativa: seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa: seu método é a observação e a experimentação. 

  • formais: os objetos das ciências formais, ou pura, são os ideais. Seu método é a dedução, e seu critério de verdade é a consistência ou não contradição de seus enunciados. Todos os seus enunciados são analíticos, isto é, deduzidos de postulados ou teoremas; e factuais: os objetos das ciências factuais, ou aplicadas, são materiais; seu método é a observação e a experimentação e, em segundo lugar, também a indução e seu critério de verdade é a verificação. Os enunciados das ciências factuais são predominantemente de síntese, embora haja, também, enunciados analíticos.

  • desenvolvimento da iniciativa; exercício da capacidade de decidir e a aquisição da persistência na execução de uma tarefa.