ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


O que sabemos é que nenhuma criança urbana chega totalmente ignorante à escola primária. Nós, adultos, é que temos a tendência bem marcada de confundir os saberes diferentes dos nossos alunos pobres com ignorância. Por isso, os discriminamos [...]. Sabemos também que a possibilidade de uma criança conseguir alfabetizar-se em um ano escolar, que é muito pouco tempo depende do seu nível de contextualização. Como a escola não faz avaliações do nível inicial, não se dá conta de que algumas crianças chegam sabendo mais do que outras. E quando digo avaliação não estou pensando em prova específica, mas simplesmente em atividades que permitam ao professor ver o que a criança pode fazer (FERREIRO, 1999, p. 18).

 

Considerando a orientação da pesquisadora Emilia Ferreiro aos professores alfabetizadores, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

(    )   A criança é um ser complexo e que necessita de situações de aprendizagem diversificadas.

(    )   Uma criança que vivencia atividades de letramento reflete de maneira crítica sobre o conhecimento adquirido.

(    )   A aprendizagem acontece de forma bem fragmentada, por isso temos que trabalhar somente com cópias exaustivas e memorização.

(    )   Devemos ensinar os alunos a ler por meio de textos que circulam socialmente.

 

Assinale a sequência CORRETA:




  • F, F, F, F.

  • V, F, V, F.

  • F, V, V, V.

  • V, V, F, F.

  • V, V, F, V.