DO MUNDO MEDIEVAL AO ABSOLUTISMO


Os contos, O pequeno polegar e João e Maria são versões francesa e alemã de um mesmo problema que assolava a Europa rural. Ou seja, um trabalhador pobre (camponês/lenhador) que tinha muitos filhos e não tinha o que comer. Os filhos vão morrer de fome e para não ver tal situação, o pai resolve deixá-los à própria sorte. Sobre os contos medievais analise as assertivas abaixo:

 

I - Não se pode rejeitar os contos populares somente porque não podem ser datados ou situados com precisão, como outros documentos históricos. Fazer isso é virar as costas a um dos poucos pontos de entrada no universo mental dos camponeses. 

II- A História do Imaginário trata essencialmente as imagens produzidas por uma classe social mais elevada, mas não apenas as imagens visuais, como também as imagens verbais e, em última instância, as imagens mentais. 

 

III - As epidemias e a fome dizimavam milhares de pessoas, que chegavam a comer as sementes que teriam para plantar e até carniça de animais, doados por comerciantes. As questões vinculadas a comer ou não comer, à subnutrição, aparecem em muitos contos, bem como as madrastas más. 


É possível dizer que estão corretas as assertivas contidas em:




  • I e II apenas

  • II e III apenas

  • I e III apenas

  • II apenas

  • III apenas