DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


Estamos vivendo uma crise socioambiental que demonstra sinais de agravamento se mantidas as tendências atuais de degradação; um problema fortemente relacionado à cultura, nos estilos de pensamento, nos valores, nos pressupostos epistemológicos e no conhecimento, que configuram o sistema político, econômico e social em que vivemos (LUZZI, 2005).

 

A partir da leitura desse fragmento, podemos afirmar que:

 

I) Na verdade, vivemos hoje uma crise do ser no mundo, que se apresenta em toda sua plenitude; nos comportamentos sociais autodestrutivos, nas estruturas internas do sujeito, nos espaços externos, na destruição da natureza e da qualidade de vida das pessoas.

II) A solução dos problemas do presente se encontra na gestão adequada e competente dos recursos naturais e na incorporação das externalidades ambientais aos processos produtivos.

III) A solução para todos os problemas ambientais reside no amadurecimento da espécie humana, na busca pela ruptura das hipocrisias sociais, pela construção de novos desejos, de novos olhares, de novos estilos de comportamento, pensamentos e sentimentos.

 

São corretas as assertivas: 




  • I e III, apenas

  • II apenas

  • II e III apenas

  • I apenas

  • I e II apenas