COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS I


Considere os itens abaixo sobre comercialização de produtos agrícolas, julgue-os em verdadeiros ou falsos e escolha a alternativa correspondente:

(___) A comercialização agrícola não consiste apenas na venda da produção em um determinado mercado. Ela é mais do que isto, sendo caracterizada como um processo contínuo e organizado de encaminhamento da produção agrícola ao longo de um canal ou sistema de comercialização, onde o produto sofre transformações, diferenciações e agregações de valor.

(___) As facilidades (utilidades) que os produtos agrícolas sofrem são de posse, forma, tempo e lugar, adequando-os, desta forma, ao gosto e preferência dos consumidores finais.

(___) Entre as várias situações que levam à geração e a implementação de um sistema de comercialização agrícola estão os desajustes entre o crescimento da demanda (consumo) e o da produção (oferta), bem como o desequilíbrio entre a produção para o mercado interno e o externo.

(___) O sistema de comercialização inclui desde a existência de uma rodovia ou ferrovia, ao estabelecimento e funcionamento de um poder comprador, ou a instalação de uma planta agroindustrial ou de um centro de armazenamento.

(___) No caso do Brasil, apesar de toda a importância e evolução do agronegócio (que cresce a taxas superiores à da expansão do PIB), observa-se ainda uma série de problemas (gargalos) que impedem o amplo crescimento do setor (Custo Brasil).




  • V, V, V, F, V.

  • V, V, F, F, V.

  • V, F, V, V, V.

  • V, V, V, V, V.

  • V, V, V, F, F.