AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II
Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tensão e de corrente elétrica estão em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas estão presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferença de fase entre as ondas de tensão e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e não produz trabalho útil, um circuito com baixo fator de potência terá correntes elétricas maiores para realizar o mesmo trabalho do que um circuito com alto fator de potência.
(Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/biblioteca/downloads/livros/REN_414_2010_atual_REN_499_2012.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2016.)
A capacidade de condução de corrente de um projeto de sistema elétrico industrial é de 95A, consumido pelo equipamento trifásico. Sabendo que a potência do equipamento é 35 kW, rendimento =85% e a tensão de linha de 380V, verifique o fator de potência desse equipamento: