ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


Na maioria das minhocas (tais como o Lumbricus) e em algumas famílias aquáticas, as cerdas limitam-se a oito. Os músculos protratores e retratores encontram-se presos na base de cada cerda, permitindo que se estenda ou se recolha a cerda.

Barnes e Ruppert (1996, p.538-541) afirmam que:

nos oligoquetas adultos, determinados segmentos adjacentes na metade anterior do corpo encontram-se espessados e inchados por glândulas que secretam muco para a cópula e também secretam o casulo. A área glandular desses segmentos (coletivamente chamada de clitelo) recobre parcial ou completamente os segmentos, e forma frequentemente uma cintura evidente ao redor do corpo. A presença de um clitelo e do hermafroditismo, da postura de ovos em um casulo e da restrição das gônadas a uns poucos segmentos genitais, distingue os oligoquetas dos poliquetas.

Analisando as informações acima e considerando seus estudos sobre os anelídeos oligoquetos, podemos afirmar que nas minhocas, o sistema nervosos é do tipo _______________________________ e a respiração é ________________________________.

A alternativa que preenche CORRETAMENTE essas informações está contida em:




  • ganglionar ventral; branquial.

  • anel nervoso; branquial.

  • anel nervoso; cutânea.

  • ganglionar ventral; cutânea.

  • ganglionar ventral; por difusão.