O objetivo da solução geral do adensamento é determinar, em qualquer instante e em qualquer posição da camada que está adensando, o grau de adensamento.
Sobre o grau de adensamento, podemos afirmar que:
Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poropressão, ou seja, a relação entre a poropressão dissipada até o instante t e a poropressão média provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.
Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poro-umidade, ou seja, a relação entre a poro-umidade dissipada até o instante t e a poropressão total provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.
Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poropressão, ou seja, a relação entre a poropressão dissipada até o instante t e a poropressão total provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.
Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poro-umidade, ou seja, a relação entre a poro-umidade dissipada até o instante t e a poropressão neutra total provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.
Pode-se dizer que o grau de adensamento é igual ao grau de dissipação da poropressão, ou seja, a relação entre a poropressão dissipada até o instante t e a poropressão mínima provocada pelo carregamento e que vai se dissipar durante o adensamento.