ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


A formação do conceito de número é um processo longo e complexo, ao contrário do que pensava até há pouco tempo, quando o ensino de números privilegiava o reconhecimento dos numerais.

Com base nesta afirmação leia e analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras ou falsas.

(   ) - Vergnaud, ao provar a Teoria dos campos Conceituais, destaca que quando a criança aprende a contar também aprende números, quantidades e representações simbólicas para essas ideias.

(   ) - Piaget argumenta que o número se organiza por etapa de acordo com a elaboração gradual dos sistemas de inclusão (hierarquia de classes lógicas) e de ordem (séries qualitativas), construindo, assim, a série dos números como síntese operatória da classificação e da seriação.

(   ) I- Os princípios lógicos matemáticos da correspondência termo a termo, classificação, inclusão, seriação e conservação são imprescindíveis para a construção do número pela criança.

(   ) -  Lorenzato defende que o número não é uma ideia mental complexa.

(   ) - Segundo Borges, a formalização das operações matemáticas, tal como se tem hoje, é produto de um longo processo de sistematização, da passagem do plano das ações para a interiorização simbolizada dessas operações.




  • V, V, V, F, V

  • F, F, F, V, V

  • V, F, V, F, F

  • V, V, V, V, V

  • F, F, F, F, F