CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O trabalho com a produção textual tem um importante papel na aprendizagem, uma vez que é por meio de enunciados escritos que o indivíduo pode interagir em seu ambiente social, expor seu posicionamento e agir sobre o mundo. Geraldi (1993, p. 135) considera a produção de textos “como ponto de partida de todo o processo de ensino/aprendizagem da língua, pois é no texto que a língua se revela em sua totalidade quer enquanto conjunto de formas (...) quer enquanto discurso que remete a uma relação intersubjetiva...”
Considerando as idéias do texto, avalie as afirmações a seguir:
I - As atividades de produção textual devem ser centradas em práticas que garantam ao aluno variadas possibilidades de aprender a escrever em situações semelhantes às encontradas por ele também fora do ambiente escolar.
II - As atividades de produção de texto elaboradas pelo professor devem ser pertinentes, claras para o aluno, apresentar objetivo explicito, além de deixar claro a quem se destina.
III - As atividades escritas devem ser uma prática contínua em sala de aula, e com situações diversificadas, considerando que diferentes objetivos comunicativos requerem diferentes gêneros textuais.
IV - As atividades escritas devem iniciar somente quando o aluno estiver alfabetizado, pois antes disso o aluno não é capaz de produzir textos escritos.
É correto apenas o que se afirma em: