FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Segundo Pinto (2005, p. 43), “[...] o conteúdo da educação – tal como a forma – tem caráter eminentemente social e, portanto, histórico. É definido para cada fase e para cada situação da evolução em uma comunidade. Por conseguinte, deve atender primordialmente aos interesses da sociedade. Se esta é democrática, os interesses dominantes têm que ser os do povo, e se considerarmos um país em esforço de crescimento, tem que ser o de suas populações que anseiam por modificar sua existência”. A respeito do papel do educador e da escola, julgue os itens a seguir:

 

I O papel do educador é criar as condições de possibilidade para que os seus alunos possam problematizar o conhecimento adquirido, trocar experiências e construir sentidos.

II A aula deve ser, por excelência, o espaço da transmissão das informações e apropriação do conhecimento científico e cultural produzido e acumulado historicamente.

III O papel da escola é criar as condições de possibilidade para que o aluno progrida no desenvolvimento do protagonismo do processo de construção de conhecimento.

IV As práticas de ensino devem distanciar-se da realidade dos alunos, a fim de que, pela superação do senso comum, o fazer pedagógico seja cada vez mais eficiente.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I e III.

  • II e III.

  • I, somente.

  • II, somente.

  • I e II.