FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Durante o Regime Militar (1964-1985) os brasileiros viveram o medo gerado pelo governo do arbítrio e pela ausência do estado de direito. Os chamados “anos de chumbo”, além do sofrimento dos torturados e “desaparecidos”, foram devastadores para a cultura e para a educação. Acerca dos reflexos da ditadura sobre a educação, é CORRETO afirmar que:




  • O currículo escolar imposto pelo governo militar qualificou as práticas educativas, pois ao concentrarem o ensino-aprendizagem nos conteúdos humanísticos ampliou as competências socioafetivas e políticas dos alunos.

  • A criação do vestibular classificatório deu aos processos de ingresso da universidade maior transparência e igualdade de concorrência entre os candidatos ao ensino superior.

  • A organização estudantil em nível nacional, como a UNE foi reprimida na tentativa de sufocar a ação política dos estudantes, pois segundo os militares “estudante é para estudar; trabalhador para trabalhar”.

  • A inclusão das disciplinas de Educação Moral e Cívica e OSPB no currículo escolar revelou a intenção de educar politicamente a juventude, inserindo os jovens na militância política.

  • A ampliação do mercado de trabalho e das empresas multinacionais estimulou a demanda de escolarização, fazendo crescer a oferta das vagas nas universidades e democratizando o acesso aos estudantes.