FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente da expansão do capitalismo industrial, ampliou as expectativas com respeito aos objetivos da escola e às práticas de ensino, em virtude da ascendente necessidade de qualificação da mão-de-obra para o trabalho nas fábricas. A respeito da organização da escola pública no século XIX, analise as afirmativas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) O século XIX foi marcado por uma grande expansão da rede escolar, com a ampliação da escola elementar, da rede secundária e superior, e, ainda, com a criação da pré-escola.

( ) A reorganização da escola secundária no século XIX pôs fim à divisão que mantinha uma escola destinada à elite burguesa e outra destinada à instrução técnica para formação de trabalhadores.

( ) Ao lado da expansão da rede escolar, a educação cívica destacava-se no século XIX, como resposta à preocupação com a formação da consciência nacional e patriótica do cidadão.

( ) A escola secundária do século XIX foi marcada pela divisão que destinava à elite burguesa uma formação clássica, enquanto que para a classe trabalhadora era ofertada instrução técnica.

( ) As escolas politécnicas foram criadas no século XIX com o objetivo de nivelar a instrução básica e preparar os cidadãos de diferentes classes para o ingresso no ensino superior.

 

Assinale a sequência CORRETA:




  • F, F, V, V, F.

  • V, F, V, F, V.

  • F, V, F, F, V.

  • V, F, V, V, F.

  • V, F, F, V, F.