GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA


Observe o ciclo das rochas, a seguir.

.  Acesso em 25 set. 2015.

As rochas são consideradas como um agregado natural, resultantes da união de um ou mais minerais. A figura acima, que ilustra o ciclo das rochas, representa as várias possibilidades de transformação do magma em rocha e um tipo de rocha em outra, dentre elas,

I) a chegada do magma quente à superfície, representada na figura pelo vulcanismo, dá origem pelo resfriamento mais rápido, ao basalto, uma das rochas mais comuns e resistentes no planeta.

II) o intemperismo que, juntamente com os processos erosivos representados na figura pelo transporte e deposição, é o principal mecanismo responsável, na superfície, pela continuidade no ciclo das rochas.

III) as rochas metamórficas resultam da transformação de uma rocha preexistente, causada, principalmente, pelo aumento da pressão e (ou) temperatura sobre a rocha, formando, por exemplo, o gnaisse.

IV) as rochas ígneas extrusivas são formadas por vulcanismo, que, após a erupção, sedimenta a lava e a cinza no entorno das crateras vulcânicas.

V) as rochas sedimentares têm origem a partir do afloramento das rochas magmáticas, seguidas de aumento de pressão e consequente dobramento.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:




  • II, III, IV e V

  • I, II e V

  • I, II, III e IV

  • I, II e III

  • II, IV e V