COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II


Sobre segmentos dos sistemas agroindustriais, verticalizações e integrações agroindustriais, é correto afirmar:

 

 




  • As integrações horizontais são formas de cooperação que acontecem em níveis semelhantes entre agentes que atuam em uma mesma cadeia produtiva, bem como em cadeias distintas, compartilhando tecnologias, habilidades e infraestrutura, agregando valor e proporcionando benefícios mútuos aos envolvidos.

  • Os seguintes segmentos compõem os sistemas agroindustriais: Segmentos antes da porteira: Insumos agropecuários, inter-relações de produtores de insumos com agropecuaristas e serviços agropecuários. Segmentos dentro da porteira: Atividades agrícolas; atividades pecuárias; atividades de transformação; serviços e atividades complementares. Segmentos após a porteira: distribuição e comercialização.

  • Todas estão corretas.

  • As exigências impostas pelo mercado têm proporcionado aos gestores do agronegócio buscar formas estruturais de cooperação que melhor atendam aos elevados padrões de qualidade e produtividade, nos quais os diversos agentes envolvidos tornam-se cada vez mais interdependentes. Estas modalidades de integrações são as integrações horizontal e vertical.

  • Muito embora haja uma forte interligação e interdependência entre os elementos de uma cadeia produtiva para consecução do produto final, didaticamente, costuma-se apresentar esses segmentos separadamente para melhor entendimento.