DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


“Do ponto de vista da neurociência, uma aprendizagem somente ocorre porque o cérebro tem a plasticidade necessária para se modificar e se reorganizar frente a estímulos e se adaptar” (OLIVEIRA, 2014, p. 21).

Com base nesta afirmação analise as assertivas abaixo e classifique-as em V para verdadeiras e F para falsas.

(  ) A plasticidade cerebral é a capacidade que o cérebro tem em se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em função das necessidades e dos fatores do meio ambiente.

(  ) A aprendizagem da matemática, da leitura e da escrita estão estreitamente ligadas à aprendizagem da música, do ritmo. Esse processo decorre da “interdisciplinaridade” do cérebro.

(   ) Na infância o ser humano possui uma capacidade de armazenamento de informações menor, isto porque, naturalmente seu organismo está voltado para um processo intenso de crescimento e desenvolvimento.

(   ) A plasticidade do cérebro implica em desenvolver várias formas de comportamento, aprender várias línguas, utilizar diferentes recursos e estratégias para inserir no meio, agir sobre ele, avaliar, tomar decisões.

(  ) O cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se e reorganiza-se constantemente.

 

A sequência correta é:




  • V, V, V, F e F.

  • V, V, V, V e V.

  • V, V, F, V e V.

  • V, F, F, V e V.

  • V, V, F, V e F.