METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Como aprendemos em nossos estudos, os documentos oficiais do MEC  chamam a atenção para a caracterização da área da Geografia no Ensino Fundamental, apontando uma evolução na forma de  ensinar. A Geografia que iniciou de forma tradicional, passou pela Geografia Marxista e  avançou para as propostas atuais. Nesse sentido, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas.

"As primeiras tendências da Geografia no Brasil nasceram com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia, quando, a partir da década de 40, a disciplina Geografia passou a ser ensinada por professores licenciados, com forte influência da escola francesa de Vidal de La Blanche. Essa Geografia era marcada pela explicação objetiva e quantitativa da realidade". Brasil (1997, p. 71).

POR QUE

"Essa nova perspectiva considera que não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo. Assim a Geografia ganha conteúdos políticos que são significativos na formação do cidadão. As transformações teóricas e metodológicas dessa Geografia tiveram grande influência na produção científica das últimas décadas". Brasil (1997, p. 72).

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.




  •  As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

  • A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.