METODOLOGIA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Estudamos sobre a importância do conhecimento geográfico e vimos que: "A Geografia estuda as relações ente o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem". (BORGES, 2018 p. 33).  Surge então a divisão da Geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza. Por que essa divisão é necessária?

Assinale a alternativa correta:




  •  A divisão é necessária, como um recurso didático, para distinguir os elementos sociais ou naturais, mas é artificial, na medida em que o objetivo da Geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, e como ocorre a apropriação desta por aquela.

  •  A divisão é necessária porque a Geografia trabalha com conteúdos pragmáticos e exatos, não havendo necessidade de relacioná-los com a natureza e a sociedade, por exemplo. 

  •  A divisão não é necessária, porque o estudo fragmentado é mais difícil de ser compreendido pelos alunos da educação básica;

  •  A divisão é necessária, como um recurso didático, para distinguir os elementos psicológicos ou epistemológicos, mas é artificial, na medida em que o objetivo da Geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, e como ocorre a apropriação desta por aquela.

  •  A divisão é necessária, porque quando o estudo é dividido em etapas, fases ou departamentos a assimilação é mais rápida e eficaz.