METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


Várias espécies de animais que vivem na água são chamados peixes desde os peixes-boi até as estrelas-do-mar, mas o termo se aplica propriamente a vertebrados aquáticos inferiores. Os gregos conheciam os peixes como ichthytes, sendo ictiologia o estudo científico dos peixes; o nome comum peixe deriva do latim, pisces. Os peixes mais típicos ou peixes ósseos têm esqueleto ósseo, são cobertos com escamas dérmicas, geralmente têm corpo fusiforme, nadam por meio das nadadeiras e respiram por brânquias. Várias espécies habitam todos os tipos de água, doce, salobra, salgada, quente ou fria. Os peixes têm sido um armazém de alimento proteico para a humanidade desde a antiguidade e muitas espécies fornecem recreação agradável para pescadores amadores (STORER et al., 2002).

Os peixes ósseos, também chamados osteíctes, são os mais conhecidos, sendo muito mais numerosos do que os precedentes. Nestes, o esqueleto cartilaginoso presente no embrião é substituído durante o desenvolvimento por um esqueleto ósseo, mais pesado e resistente. Os peixes ósseos estão amplamente distribuídos tantos nos mares como na água doce, e alguns, como o salmão (Figura 01) e a tainha, podem até mesmo viver nos dois habitats ( GANOTTI; MODELLI,2002).

Figura 01: Salmão vermelho - peixe ósseo.

Fonte: Acervo do autor.

Obs: A imagem é apenas ilustrativa, não interfere na resposta!

Além dos órgãos dos sentidos comuns aos vertebrados, nos peixes encontra-se um órgão peculiar, que serve para orientação na água, denominado:




  • fosseta loreal.

  • nadadeiras.

  • glândula paratoide.

  • opérculo.

  • linha lateral.