METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS


[...] os avanços tecnológicos, principalmente na área de Ciências, foram notáveis nos últimos tempos. Consequentemente, a quantidade de conhecimento produzida foi surpreendente. Sendo assim, claro que toda a transmissão de todo esse conhecimento fica impraticável na sala de aula. Cabe então ao professor, tratar somente os assuntos mais relevantes e fundamentais para o desenvolvimento do aluno, capacitando-o a continuar o seu processo de aprendizagem, em qualquer área do saber, de forma crítica, independente, e capaz de gerenciar problemas. (GOWDAK e MARTINS, 2002)

Considerando o texto acima, analise as afirmativas a seguir:

I)   Em uma atividade de pesquisa, a avaliação pode ser feita por meio de uma discussão na sala de aula sobre o tema escolhido.

II)  As atividades de pesquisa contribuem para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio no aluno, motivando-o para o aprendizado do tema em questão.

III) As atividades experimentais consistem em um recurso pedagógico eficiente para a promoção de interações sociais.

IV) A utilização de dinâmicas participativas busca tornar mais simples o diálogo entre o processo de formação/informação, além de promover a compreensão dos limites, em sua tripla dimensão: superar limites, respeitar limites e impor limites.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:




  • I, II , III e IV

  • I e IV, apenas

  • II, III e IV, apenas

  • IV, apenas

  • I, II e III, apenas