METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Uma professora de quinto ano propõe uma atividade em que as crianças deveriam escrever um bilhete para um funcionário da escola. Enquanto os alunos realizavam a atividade, a professora percorre todas as mesas, observa a produção dos alunos, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, pontuação, concordância e leva as crianças a refletirem a partir dos próprios erros. De acordo com a situação descrita é correto afirmar que:




  • A produção de texto foi feita de forma desarticulada da gramática da língua materna, pois o exercício deu prioridade ao aspecto descritivo da língua.

  • Na atividade citada os alunos tiveram de decorar regras/normas gramaticais para fazer as adequações propostas pela professora, sem necessariamente refletir sobre o funcionamento da língua.

  • A atividade teve o objetivo de medir erros e acertos gramaticais dos alunos nas produções textuais por meio da observação.

  •  A professora apresenta um método de correção prescritiva, aquele em que o aluno substitui seu padrão linguístico considerado errado.

  • A mediação da professora permitiu que os alunos refletissem sobre a produção textual, verificando hipóteses sobre o funcionamento da língua e reelaborando suas ideias.