METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Para Koch (2004, p.21), “a coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um principio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido desde texto.”

Com base na citação de Koch, leia o fragmento do texto “Menino” e avalie as asserções abaixo:

[...]

Agora deixa seu pai descansar - ele está cansado, trabalhou o dia todo. Você precisa ser muito bonzinho com ele, meu filho. Ele gosta tanto de você. Tudo que ele faz é para o seu bem. Olhe aí, vestiu essa roupa agorinha mesmo, já está toda suja. Fez seus deveres? Você vai chegar atrasado. Chora não, filhinho, mamãe está aqui com você. Nosso Senhor não vai deixar doer mais.

Menino, de Fernando Sabino.

I-            No texto há várias frases soltas, sem elementos de coesão, mas ainda assim é um texto perfeitamente compreensível. A coesão não é condição necessária nem suficiente para que haja coerência, pois a coerência não está no texto, mas sim nos sentidos construídos pelo leitor.

 

II-          Pode-se dizer que o texto “Menino” é um conjunto de frases sem ligação entre si e sem elementos de coesão, configurando então um texto desprovido de coerência.

 

 

III-        A ausência de elementos sintáticos, como conectivos, prejudica a construção de sentidos do texto. Assim é possível afirmar que o texto não é coerente.

 

IV-         O fragmento do texto “Menino” é constituído por um conjunto de frases comuns de uma mãe para um filho. A sequenciação de frases aparentemente desconexas, na verdade, explicita o grande número de conselhos e cuidados que fazem parte da convivência entre mãe e filho.




  • Apenas II e III estão corretas.

  • Apenas I e IV estão corretas.

  • Apenas I e III estão corretas.

  • Apenas I e II estão corretas.

  • Apenas I, III e IV estão corretas.