TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


Analise o caso a seguir:

Um empreendedor individual de baixa renda, morador de uma comunidade carente no Rio de Janeiro, mediante consultoria e assessoria do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) abriu seu próprio negócio como meio de geração de trabalho e renda. Inicialmente tratava-se de uma casa de empadas com a disponibilidade para produção de 200 unidades por dia separadas em 4 sabores e confeccionadas por 2 funcionárias que trabalhavam 44 horas por semana.

Em um intervalo menor que 2 anos, o estabelecimento se transformou em uma fábrica de salgados congelados fornecendo mais de 5.000 unidades por dia com 24 sabores diferentes. Atualmente este empreendedor emprega 42 pessoas em regime de trabalho integral e está prestes a inaugurar a segunda unidade no bairro vizinho.

Levando em conta os conhecimentos construídos ao longo desse curso, marque a alternativa correta:




  • Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato da alta lucratividade em um curto período de tempo. 

  • Esse caso não pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato de não causar transformação econômica e social na comunidade participante. 

  • Esse caso não pode ser considerado um negócio de impacto social pelo fato de não ter recebido incentivos de empresas maiores ligadas ao terceiro setor.  

  • Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social mesmo que o empreendedor não esteja diretamente dedicado a transformar a vida e a realidade de um grupo de pessoas.

  • Esse caso pode ser considerado um negócio de impacto social apenas pelo fato do empreendedor ser de baixa renda e estar inserido em uma comunidade carente.