TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


As taxas de empreendedorismo segundo a motivação do empreendedor se dividem em empreendedorismo por oportunidade e por necessidade. São considerados empreendedores por oportunidade aqueles que, quando indagados na entrevista, afirmam ter iniciado o negócio principalmente pelo fato de terem percebido uma oportunidade no ambiente. Ao contrário, o empreendedor por necessidade é aquele que afirma ter iniciado o negócio pela ausência de alternativas para a geração de ocupação e renda. Com base na tabela abaixo, assinale a opção INCORRETA com referência às motivações para empreender no Brasil apresentadas na pesquisa GEM 2017.


“Empreendedorismo no Brasil - Relatório Executivo 2017.” (Sebrae – Empreendedorismo. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br>. Acesso em 06 set. 2019)

 




  • O patamar de empreendedorismo por necessidade ainda está significativamente acima da proporção registrada em 2014 (29%), ano anterior à agudização da crise econômica brasileira.

  • Em 2017, se observou um pequeno aumento na relação entre empreendedores por oportunidade e por necessidade.

  • Em 2017, os índices de empreendedores por oportunidade e por necessidade são iguais, não havendo variação entre os mesmos.

  • Podemos afirmar que 59,4% dos empreendedores iniciais empreenderam por oportunidade e 39,9% por necessidade.

  • Em 2016, para cada empreendedor inicial por necessidade, havia 1,4 empreendedores por oportunidade, em 2017 essa relação foi 1,5.