CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Segundo Ferreira (2012, p.12), “Para o aluno construir e reconstruir o sentido de um texto é necessário oportunizar-lhe o ingresso a novos mundos do saber, nos quais ele sentirá ampliada sua capacidade de compreender textos.” Par isso é necessário oferecer uma diversidade de gêneros textuais, ressaltar sua estrutura, suas características gerais e sua utilidade na sociedade. Abaixo apresentamos a estrutura de alguns gêneros textuais, relacione-as a seu respectivo gênero.

I. Sua principal característica é transmitir a opinião de pessoas sobre algum tema. É comum encontrarmos esse gênero em revistas.

II. Caracteriza-se por apresentar um texto com linguagem subjetiva, apresentando certo ritmo com predominância de figuras de linguagem que possibilitam a criação de imagens;

III. Gênero que apresenta uma história sendo contada. Possui narrador, enredo, personagens, tempo e espaço. É muito comum nos livros de literatura infantil e podem apresentar texto e imagens.

IV. Sua principal função é transmitir uma informação ao leitor. Tem uma função prática dentro da sociedade, pois contem informações certas, objetivas. Sua leitura não é só por prazer, mas também para buscar novos conhecimentos.

V. Esse gênero é predominantemente utilizado em manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas, rótulos de produtos, entre outros.

São, respectivamente:

 




  • texto instrucional, crônica, carta, entrevista e texto jornalístico e científico.

  • entrevista, poesia, narrativa, texto jornalístico e científico, texto instrucional.

  • entrevista, texto jornalístico e científico, conto, crônica, texto instrucional.

  • texto jornalístico e científico, crônica, entrevista, carta e carta argumentativa.

  • carta, bula de remédio, narração, prosa, crônica.