LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Em seus estudos, você pôde constatar a importância de ter conhecimento em língua portuguesa em diversas circunstâncias da vida pessoal, social e profissional. Considerando esses estudos, leia o fragmento a seguir extraído do artigo “Dia da Língua Portuguesa – a importância de nosso idioma”, escrito por Nathália Portugal, disponibilizado no site Catho.
Atualmente, em nosso dia a dia, ter conhecimento em língua portuguesa é fundamental para realizar atividades corriqueiras como ler e escrever e também para outras mais complexas, como obter destaque e diferenciação no meio profissional. Isso tudo porque nossa transmissão de ideias melhora com o conhecimento da língua, assim como a comunicação. [...]
No ambiente de trabalho, o conhecimento em língua portuguesa também é fundamental. Os que conseguem dominar bem o português estão aptos a elaborar melhor os seus currículos, fazer boas apresentações pessoais, ter um bom desempenho na comunicação e interpretação de ideias.
(Fonte: PORTUGAL, Nathália. Dia da Língua Portuguesa – a importância de nosso idioma. 2018. Agência Conteúdo. Catho. Disponível em: https://www.catho.com.br. Acesso em: 19 fev. 2020.)
Considerando o trecho e seus estudos, analise a afirmativa a seguir.
I. As exigências do mercado de trabalho dizem respeito especialmente ao conhecimento técnico que cada profissional possui. Saber se relacionar, dialogar, tratar as pessoas com deferência, é um pormenor, pois a falta disso não gera necessariamente problemas às organizações.
II. As empresas, desde uma loja até uma universidade, prezam por uma boa comunicação, pois ela é fator imprescindível para a construção da imagem institucional, reverberando na forma de como é identificada no meio social. Por isso, é fundamental que os colaboradores consigam falar e escreverem com uma linguagem adequada à cada situação.
III. Um grande fator da linguagem é a sua comunicabilidade, isto é, a possibilidade de estabelecer uma comunicação eficaz. A comunicabilidade é algo muito considerado nas empresas; transformar todas as situações de comunicação em possibilidade de interação eficaz entre as pessoas que nela trabalham é algo imprescindível à vida da organização.
IV. Os profissionais constituem grupos distintos dependendo de suas funções e cargo. Embora utilizem a mesma língua, profissionais de diferentes áreas têm palavras e expressões próprias utilizadas no contexto de cada área. Tais expressões são assimiladas durante os estudos e também no exercício profissional.
Está correto o que se afirma em: