CONVERSÃO DE ENERGIA
A figura 1 mostra o desenho esquemático de um indutor com núcleo de ferro. Um indutor é composto basicamente por uma bobina enrolada sobre um núcleo constituído de material ferromagnético, muito embora tal núcleo possa ser composto por outros materiais não magnéticos, inclusive o ar. Por ser assim constituído, o indutor se encaixa dentro da categoria dos dispositivos conversores de energia.
Figura 1 - indutor com núcleo de ferro
A respeito de dispositivos conversores de energia, avalie as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta entre as disponíveis.
- No funcionamento dos conversores eletromecânicos de energia estão envolvidas as seguintes formas de energia: mecânica, elétrica, potencial, cinética, luminosa e termodinâmica.
- Se uma corrente elétrica circula pelo enrolamento do indutor cria no núcleo de ferro do dispositivo um fluxo magnético concatenado λ, que é o somatório do fluxo produzido por cada espira da bobina do indutor.
- O estado de excitação magnética do indutor, que está intimamente associado à quantidade de energia armazenada em seu núcleo de ferro, é caracterizado pelo fluxo concatenado λ, por ser ele sua variável de estado.
E correto o que se afirma em