CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS


Iluminação das ruas afeta cadeia alimentar de animais, mostra estudo

“Locomoção limitada, alteração da dieta e aumento de hábitos noturnos são outros impactos causados pela presença de humanos na vida de animais.

 

https://abrilveja.files.wordpress.com/2018/07/streetlight-1388418_1920.jpg

Quando a claridade é intensa, as vespas se distraem e se afastam das presas (Photocurry/Pixabay)

 

Uma pesquisa publicada na última quinta-feira, 26, pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, revelou que a iluminação das ruas durante a noite influencia as teias alimentares de algumas espécies.

De acordo com a investigação, luzes pouco intensas podem facilitar a vida de algumas vespas que se alimentam de pulgões, um tipo de inseto que consome a seiva das plantas. Com esse auxílio, a eficácia do predador chega até mesmo a dobrar. No entanto, quando a claridade é intensa, as vespas se distraem com a luz e se afastam das suas presas. Assim, a intensidade da iluminação noturna das vias está diretamente ligada à quantidade de pulgões em uma região.

Essa alteração na dinâmica da vida animal, causada pelo homem e suas construções, pode ocorrer em outros ecossistemas, afirmam os pesquisadores. Segundo estudos, mariposas e morcegos também podem ser afetados pela iluminação de um ambiente”. (BRITO, 2018. Time. p. 7)

 

Muitos dos assuntos que encontramos nos noticiários abordam os nossos temas sugeridos para estudo: desastres ambientais, poluição, epidemia, técnicas agrícolas, entre outras temáticas comuns ao nosso dia a dia. Isso deixa claro que as implicações das ciências estão inseridas na sociedade, na vida de cada um de nós.

 

Porque

 

Proporcionar às crianças o acesso aos conhecimentos cientificou-se tornou-se fundamental para que elas possam compreender e fazer a leitura do mundo em que vivem e, com isso, poder intervir conscientemente na preservação do mundo.

 

Diante do exposto, assinale a opção correta.




  • As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

  • As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

  • A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

  • Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.