CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
O ensino da língua portuguesa ainda é visto, equivocadamente, por muitos alunos como uma difícil aprendizagem de regras gramaticais. Ensinar a língua materna é mais que ensinar a gramática normativa, extrapola os muros das prescrições, pois as normas não dão conta do que verdadeiramente é a expressão da linguagem. Os critérios da gramática normativa sempre foram alvo de críticas, no entanto é sabido que o espaço escolar é, por convenção, o ambiente ideal para que o aluno conheça a norma culta, porém é necessário levar em consideração os diferentes dialetos e variações linguísticas utilizadas pelos falantes da Língua Portuguesa.
Considerando as idéias do texto, avalie as afirmações a seguir:
I - As atividades gramaticais, quando isoladas do texto normatizam e retiram da língua a sua realidade social, tornando-a distante da própria realidade do aluno resultando no estereótipo de que é difícil aprender a língua portuguesa.
II - As atividades gramaticais não precisam ser ensinadas nos textos ou em atividades isoladas, pois o aluno ao entrar na escola, já traz internalizada a gramática de uso.
III - As atividades metalinguísticas, como aquelas de classificação de classes verbais, devem ser exploradas diariamente, pois garantem a compreensão necessária para ler e escrever corretamente.
IV - As atividades de reflexão sobre a utilização da linguagem devem levar o aluno a produzir sentidos sobre as atividades que lê e escreve, através da análise e relacionamento dos enunciados, deduções e produções de sínteses.
É correto apenas o que se afirma em: