CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA


Em relação aos estudos realizados sobre as variedades linguísticas e  sobre a forma de proceder didaticamente, marque a alternativa CORRETA.




  • É necessário corrigir a fala errada dos alunos, caso contrário, ele terá muitas dificuldades no processo de alfabetização.

            

  • É importante que professor apresente aos alunos às regras da gramática normativa sempre que a criança falar errado. Isso a ajudará a compreender que na escola deve-se falar apenas  a norma culta.

  • O professor deve ensinar a seus alunos que é necessário utilizar a variedade culta ensinada pela gramatica normativa e  pratica-la em todas as circunstancias, pois quem fala "corretamente" é melhor visto na sociedade.

            

  • Afirmar que há uma única forma "certa" de falar e que é preciso "consertar" a fala “errada” do aluno é uma crença que acarretou a "mutilação" cultural, causada pela desinformação das pessoas que assim agem.

  • As histórias em quadrinhos, tais como: Chico Bento, Cebolinha e outras, podem ser utilizadas em sala de aula e consideradas como um excelente recurso para mostrar as variedades linguísticas e como exemplo de falas erradas dos personagens