FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA


A Educação Física esteve, durante muito tempo, atrelada apenas a área Escolar. No entanto, a partir do final do século passado, ela passa a estar presente na área da saúde, especialmente no que diz respeito aos procedimentos de prevenção de doenças e de aquisição e manutenção de qualidade de vida, tudo isto quando do conhecimento e realização de exercícios físicos sistematizados, executados com controle e regularidade.

A partir da afirmação anterior, é possível afirmar:




  • A Educação Física deve continuar com suas preocupações voltadas apenas para a área da educação, qualificando cada vez mais o ensino da sua matéria no interior da escola.

  • Buscar qualidade de vida pode ser um dos objetivos do ser humano, e isto pode ser também conseguido com o conhecimento do universo da Educação Física e com a prática de exercícios regulares na forma de jogos, de esportes, de frequência em academias e outros, componentes esses pertencentes a essa área de conhecimento.

  • Viver um estilo de vida saudável pode ser missão propiciada exclusivamente pela área da Medicina, bem como saber aproveitar as oportunidades econômicas que conseguimos conquistar.

  • A Educação Física deve estar prioritariamente associada à área da saúde, podendo eventualmente estar presente no ensino formal.

  • O desenvolvimento da indústria farmacêutica permite que todos tenham qualidade de vida através da ingestão de remédios, não sendo necessária a participação de propostas que envolvam a prática de exercícios e nem a vivência de atividades esportivas.