RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Conforme seus estudos realizados referente ao capítulo: Impactos ambientais e processos erosivos em ambientes naturais-, o intemperismo pode acontecer por efeito da ação das águas, ventos, gelos, Sol, abalos sísmicos, etc. Dentro do ciclo das rochas, após o intemperismo vem a erosão. Mas esse processo se torna um problema quando passa a afetar a qualidade do solo, que em casos extremos pode passar por processos de desertificação.

 

Analise as frases sobre tipo de erosão, e marque aquela em que a associação entre denominação e conceito esteja coerente.  




  • As voçorocas são processos erosivos de grande magnitude, comuns em regiões de climas úmidos, por isso podendo também ser chamadas de erosão pluvial.

  • Os sulcos ou canais representam a forma mais avançada da erosão hídrica. É um tipo de erosão causado pelo vento, que age removendo os fragmentos mais finos do solo.

  • Na erosão laminar ou superficial o solo é removido superficialmente. As partículas mais leves, consideradas as mais férteis, são removidas primeiro.

  • erosão hídrica configura um processo bastante visível, especialmente em áreas que ventam muito, como as zonas litorâneas do Brasil.

  • A erosão eólica é provocada por grandes concentrações de enxurradas, quando a água se concentra em alguns pontos do terreno, e depois forma sulcos.