COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO


Considere as afirmativas abaixo extraídas da cartilha “ASSOCIATIVISMO” (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2012). (material apensado).

Julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente. Faça a escolha da alternativa correta:

(___) As associações rurais, geralmente, são formadas por grupos de vizinhos que, pela proximidade e conhecimento, se agrupam para discutir problemas comuns. Ao buscarem soluções em conjunto, evoluem para decisões mais definitivas, aperfeiçoando a parceira, inicialmente informal, para uma forma de união organizada e associativa, onde terão maiores chances de sucesso.

(___) Para tanto, a participação democrática e a ajuda mútua são os princípios fundamentais, sem os quais as associações perdem sua razão de existir, já que defendem os interesses e anseios da maioria.

(___) O mutirão - que antes ocorria como uma ação eventual de colaboração entre amigos – se transforma num método, os membros da associação passam a trabalhar juntos e/ou de forma complementar, tanto na fase produtiva como na comercial.

(___) As associações que se organizam e garantem um processo participativo, tendo como principal objetivo o permanente interesse do grupo, tendem a prosperar. Ao atingirem suas metas, novos horizontes se estabelecem, impulsionando suas atividades.

(___) Os produtores organizados em associações possuem mais força para reivindicar junto à prefeitura de seus municípios, vereadores e deputados, melhorias para sua região, como estradas, escolas, postos de saúde, etc. Ao mesmo tempo, pelo fato de serem formadas por grupos produtivos que geram emprego e renda, são organizações de interesse público, tendo o direito de usufruir dos programas governamentais, através dos quais podem obter cooperação para o aperfeiçoamento da produção.




  • V, V, V, V, F.

  • F, F, V, F, V.

  • V, V, V, V, V.

  • F, V, F, V, F.

  • V, V, F, V, V.