LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Entre os procedimentos de leitura tem-se: ler para analisar, momento em que são identificados os tipos de argumentação usados no texto. Em recente artigo, Mamãoet al.,aluno da pós graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, reflete sobre a importância da avaliação hemogasométrica em cadelas com piometra.

 

 

[...] Muitos são os recursos linguísticos utilizados para convencer o leitor, como, por exemplo, as várias formas de argumentação. No texto a seguir, o autor utiliza-se de um argumento com grande frequência.

Os principais distúrbios de equilíbrio ácido-base observados nas cadelas com piometra foram alcalose respiratória, acidose metabólica e alcalose metabólica. Contudo, ao longo dos tempos de avaliação, foram observados todos os distúrbios de equilíbrio ácido-base primários e ainda distúrbios mistos. A terapia hídrica com solução Ringer lactato no pré-cirúrgico foi efetiva apenas na correção da acidose metabólica pelo seu efeito alcalinizante, entretanto não corrigiu a alcalose metabólica nem os distúrbios eletrolíticos e apenas proporcionou melhora na alcalose respiratória. [...]

 

Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352015000501241&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  09 fev. 2020. 

 

O tipo de argumento que aparece nesse fragmento é baseado:




  • no consenso: o autor traz quase que somente informações que são de conhecimentos gerais.

     

  • em provas concretas: apresenta números, dados, depoimentos, documentos para provar o exposto.

  • na competência linguística: usa, em sua produção, somente termos técnicos da área de medicina veterinária.

  • em raciocínio lógico: o autor desenvolve, em seu texto, apenas as relações de causa e de consequência.

  • de autoridade: o autor traz para o texto um estudioso qualificado para ilustrar a temática do assunto.